Obras de PCH são paralisadas por determinação da prefeitura de Verê

Exibir tudo

Obras de PCH são paralisadas por determinação da prefeitura de Verê 

As obras de construção da Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista foram paralisadas como mais uma medida preventiva para conter a disseminação do novo coronavírus COVID-19. O canteiro em Verê, no sudoeste do PR, foi desmobilizado e as condições para retomada dos trabalhos será avaliada a diariamente daqui para frente. A empreiteira vai antecipar férias coletivas para garantir que os trabalhadores recebam os vencimentos.  

Atividades de programas sociais e ambientais, como a negociação de áreas desapropriadas e retirada de vegetação, também foram suspensas em razão da restrição de deslocamentos internos, imposta pela prefeitura Municipal de Verê. 

Estão mantidos os trabalhos em escritório, como finalização de projetos de engenharia e gestão de contratos, além dos serviços de manutenção e vigilância da estrutura do canteiro de obras.  
 

Primeira etapa concluída   

Antes da paralisação, foi concluída a primeira etapa de lançamento de concreto na barragem da PCH, que está sendo erguida no leito do rio Chopim. Foram aplicados quase 5 mil m³ de concreto compactado com rolo (CCR) na estrutura. O CCR é um tipo de concreto menos fluido que o concreto convencional, que contém menor quantidade de água e de cimento e, por isso, precisa ser adensado por rolos compactadores. A vantagem é que ele tem aplicação mais rápida e permite a construção de grandes maciços com uma velocidade maior.   

Outros 13 mil m³ de CCR devem ser usados para concluir a barragem na segunda etapa, após o desvio do rio Chopim. A estrutura em concreto que vai permitir esse desvio está praticamente pronta e com a montagem das comportas já iniciada. Na frente de serviço que fica do outro lado do canteiro, depois da curva do rio, seguiam as atividades de construção do circuito de geração e da casa de força que vai abrigar os conjuntos de turbinas e geradores, além do aterro da área onde será construída a subestação 138 kV da usina.