A PCH Bela Vista iniciou, neste mês de maio, o programa de Resgate da Fauna Terrestre com o objetivo de afugentar ou, quando for o caso, capturar animais silvestres que estiverem na área do futuro reservatório durante os trabalhos de limpeza e retirada de vegetação.
Uma equipe multidisciplinar integrada por biólogos, médicos veterinários, zootecnistas, engenheiro agrônomo e auxiliares realiza as atividades em campo resgatando animais silvestres, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e abelhas nativas. Quando capturados, eles passam por biometria, ou seja, medições de tamanho, peso, identificação do sexo, idade reprodutiva, dentre outras características físicas e se necessário, passam por atendimento veterinário.
Todos os animais silvestres resgatados são marcados com brincos, microchips, anilhas ou tinta fluorescente e soltos em áreas próximas de mata, de acordo com um plano de trabalho aprovado junto ao Instituto Água e Terra (IAT).
Posteriormente, será feito um monitoramento nas áreas em que esses animais foram soltos. Trata-se de um programa importante para a preservação das espécies e para ampliar o conhecimento do comportamento e biologia dos animais da região.