A Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista iniciou um Programa de Resgate de Flora com o objetivo de coletar espécies vegetais que estão nos locais destinados à implantação do empreendimento para replantio na Área de Preservação Permanente do futuro reservatório.
As atividades são realizadas por uma equipe de biólogos, engenheiros florestais e auxiliares da região que resgatam mudas de espécies ameaçadas de extinção, como por exemplo, a Araucária (Araucaria angustifolia) e o Pau-marfim (Balfourodendron riedelianum), bem como bromélias, orquídeas, cactos e outras plantas .que se encontram nos galhos das árvores encontradas na área a ser alagada.
As plantas passam por um processo de triagem e poda antes de serem cuidadosamente replantadas. Frutos e sementes das espécies encontradas são coletados e encaminhados para viveiros especializados em produzir mudas. “Esse programa nos dá condições de melhorar as condições naturais encontradas antes do empreendimento. Muitas áreas onde hoje se encontram com lavoura ou pasto, por exemplo, vão passar pela recomposição florestal e serão permanentemente protegidas”, destaca o diretor executivo da Bela Vista Geração de Energia, Roberto Werneck Seara.
Após o encerramento das atividades de resgate, será realizado o monitoramento do replantio, que vai contribuir com o enriquecimento das Áreas de Preservação Permanente e demais remanescentes florestais da região.