Foi concluído o processo de enchimento do reservatório da Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista, instalada pela Copel no rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João, no sudoeste do Paraná. Estão sendo investidos R$ 224 milhões no empreendimento, que terá 29,8 MW de capacidade instalada e vai produzir energia elétrica para 100 mil pessoas.
O reservatório ocupa uma área de 266 hectares. Deste total, 209 hectares já eram calha do rio e 57 hectares correspondem à área alagada. Ao redor de toda a represa, será mantida uma faixa de 100 metros de vegetação compondo a área de preservação permanente.
Parte da água do reservatório já está vertendo por cima da barragem, conforme previsto em projeto. Agora, os trabalhos concentram-se na conclusão da montagem dos equipamentos na casa de força da PCH, que abriga os conjuntos de turbinas e geradores. Nas próximas semanas, serão realizados os testes pré-operacionais das unidades geradoras de energia.
Também estão em andamento as obras de instalação da linha de distribuição em alta tensão (138 mil volts), com 18 km de extensão, que vai levar a energia a ser gerada na PCH até a subestação Dois Vizinhos.
Nova ponte
Com a formação da represa, a travessia sobre o rio Chopim na área do reservatório deixou de ser feita por balsa e, agora, acontece pela nova ponte, construída também pela Copel, e que faz a integração entre os municípios de Verê e São João. O tráfego está liberado inicialmente para veículos leves, das 7h30 às 18h – período em que funcionava a balsa. Quando a usina iniciar a operação, a passagem na ponte será liberada para todos os veículos e sem restrição de horário.