Copel apresenta plano de uso e conservação do reservatório da usina Bela Vista

Exibir tudo

A Copel vai promover, nos dias 23 e 24 de novembro, reuniões públicas para apresentação do Plano Ambiental de Conservação e Uso de Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) da Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista. As medidas propostas no Plano serão adotadas após a realização dessas consultas públicas e aprovação do documento pelo Instituto Água e Terra (IAT). 

As consultas públicas serão realizadas em formato híbrido – presencial, com transmissão ao vivo pelo canal da Copel no YouTube. No dia 23, a reunião será em Verê (PR), às 19h, no Salão Paroquial da Igreja (Avenida Luiz Francisco Paggi, 306). No dia seguinte, 24, o evento será em São João (PR), também às 19h, no auditório da Câmara Municipal (Avenida XV de Novembro, 160). 

No processo de licenciamento ambiental da PCH Bela Vista, estava prevista a elaboração e aprovação do Pacuera a partir de estudos socioambientais do empreendimento e da consulta à sociedade. Também foram consideradas as determinações legais que regulamentam os usos possíveis das águas do reservatório da usina, como a Resolução Conjunta IAP/SEDEST nº 23, de 19 de dezembro de 2019.  

Especialistas da Copel já se reuniram com representantes dos municípios de Verê e São João para explicar a proposta e obter subsídios para a definição das áreas de lazer e acesso comunitário. As determinações do Pacuera, quando aprovado, deverão ser seguidas em uma área de 2.912,45 hectares (29,12 km²) que abrange o reservatório e uma faixa adicional 1 km a partir do alagamento, incluindo a Área de Preservação Permanente (APP) mantida pela Copel ao redor da represa. 

O reservatório 

A PCH Bela Vista tem a barragem situada no km 91 em relação à foz do rio Chopim no rio Iguaçu, cerca de 12 km a jusante da foz do rio Santana e imediatamente a jusante da foz do rio Verê. Localizada entre os municípios de Verê e São João (PR), a usina tem como área urbana mais próxima à sede de Verê, que fica a 9 km do local da barragem.  

O reservatório da PCH Bela Vista tem 266,33 hectares – deste total, a área da calha do rio (Chopim e afluentes) já ocupava 209,23 hectares e área alagada com a instalação do empreendimento foi de apenas de 57,1 hectares. O reservatório foi formado em abril de 2021. 

Áreas de interesse de conservação  

Para o Pacuera, foram delimitadas oito Unidades Ambientais Homogêneas na área de abrangência da PCH Bela Vista, que exibem entre si características do meio físico, biológico, socioeconômico e cultural em comum, além de áreas restritivas operativas. Com isso, também foi possível determinar as Unidades de Zoneamento Ambiental e descritos os usos permitidos de cada área; usos permissíveis (que dependem de algum tipo de autorização, licenciamento ou outorga, mas são compatíveis com a realidade do reservatório); usos não permitidos; usos recomendados (estão em locais de terceiros, mas que contribuem para a manutenção da área do reservatório); e usos não recomendados. 

Serviço: 

Reunião pública em Verê (PR) 

23 de novembro de 2022 – 19h00 

Salão Paroquial da Igreja 

Avenida Luiz Francisco Paggi, 306 

Reunião pública em São João (PR) 

24 de novembro de 2022 – 19h00 

Auditório da Câmara Municipal 

Avenida XV de Novembro, 160 

Link para acesso aos documentos e transmissões ao vivo das reuniões: https://pchbelavista.com.br/pacuera-2/