Atividades do Programa de Recomposição da Área de Preservação Permanente (APP) A recomposição da Área de Preservação Permanente (APP) é uma atividade fundamental para proteção das margens do rio Chopim e para a manutenção da qualidade ambiental do entorno do reservatório. Esta área também serve como ambiente de refúgio da fauna silvestre e de preservação da flora. Já foram plantadas na área da APP 25 mil mudas de 18 espécies florestais nativas, incluindo pitangueira, cerejeira, ingá, bracatinga, açoita-cavalo, guaçatunga, capororoca, entre outras.
Além disso, as plantas resgatadas da área que será alagada estão sendo levadas para as áreas que formarão a APP do reservatório da PCH Bela Vista. Já as sementes coletadas foram levadas para viveiro florestal, onde darão origem a novas mudas.
Outra parte dos lotes de sementes foram doados ao viveiro florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus de Dois Vizinhos) para contribuírem com pesquisas científicas.
No total, até o momento, foram realocadas 6.417 plantas, sendo que foram destinadas para a Área de Preservação Permanente. Além disso, foram coletados aproximadamente 72 kg de frutos e sementes de 30 espécies como araticum, louro-pardo, canafístula, canjerana, entre outras, além de espécies ameaçadas como cedro, pau-marfim, araucária e grápia.